1º dia (6ª Feira) – PORTUGAL
BUCARESTE (-, -, -)
Partida para Bucareste, com mudança de avião em rota. Chegada e transfer para o aeroporto.
* Quartos disponíveis a partir das 14h00
2º dia (Sábado) – BUCARESTE (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Manhã livre. De tarde, breve visita panorâmica da cidade, admirando as suas grandes avenidas, os gloriosos edifícios Bell´Epoque, o Arco do Triunfo, o Ateneu Romano, a Praça da Revolução, a Praça da Universidade entre outros. Jantar incluído num restaurante típico. Alojamento e jantar.
3º dia (Domingo) – BUCARESTE / SIBIU / SIGHISOARA (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Começaremos o dia atravessando o vale do rio Olt, para chegarmos a Sibiu, capital cultural Europeia de 2007. Durante o percurso, faremos uma paragem para visitar o mosteiro de Cozia cujas origens remontam ao séc. XIV e é conhecido como um dos complexos históricos e de arte de estilo bizantino mais antigos na Roménia. Chegada a Sibiu e almoço incluído. Visita do centro histórico de Sibiu, conhecido na sua época pelo seu sistema de fortalezas e considerado o maior da Transilvânia com mais de 7 km de muralhas, das quais hoje em dia ainda se conservam importantes vestígios. Poderemos admirar a Praça Grande com a peculiaridade da cidade, os tectos com “los olhos que te seguem”, a Praça Pequena com a ponte das Mentiras e a imponente igreja evangélica do séc XIV. A igreja é conhecida pelo seu órgão, considerado o maior da Roménia com 10.000 tubos. Saída para Sighisoara, cidade natal do famoso Vlad, o empalador, conhecido por todos como o Conde Drácula. Alojamento.
4º dia (2ª Feira) – SIGHISOARA / TARGU MURES / GURA HUMORULUI (P, A,-)
Pequeno-almoço no hotel. Visita panorâmica de Sighisoara, a cidade medieval mais bela e melhor conservada da Roménia. A cidade remonta em grande parte ao séc. XIV, quando foi reconstruída depois das destruições dos tártaros em 1241. Durante o nosso percurso, salientamos a Torre do Relógio, o monumento mais bonito e conhecido da cidade. Continuação para Targu Mures. Breve visita panorâmica desta cidade, famosa pelas suas praças rodeadas por edifícios de Secessão, entre eles o mais impressionante: a prefeitura e o Palácio da Cultura. Almoço incluído. Seguiremos para Bucovina, a região da Moldávia, cujo nome significa "A aldeia coberta de florestas de faias". Bucovina é conhecida pelos seus mosteiros com frescos construídos entre os séc. XV e XVI. Alojamento.
5º dia (3ª Feira) – GURA HUMORULUI / MOSTEIROS de BUCOVINA / PIATRA NEAMT (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Seguimos em Bucovina, com a visita ao mosteiro Moldovita, de 1532, rodeado de fortalezas e com frescos externos. Visita ao mosteiro Sucevita, conhecido pelo importante fresco “A escada das Virtudes” e pela sua imponente fita mural. Almoço incluído. De tarde, visita ao mosteiro Voronet, de 1488, chamado da Capela Sistina do Este da Europa e considerado a jóia de Bucovina pelo famoso ciclo de frescos externos que decoram a igreja. No final das visitas seguiremos para Piatra Neamt, cidade que pela sua beleza e posição no distrito de Neamt é também chamada “a Pérola da Moldávia”. Alojamento.
6º dia (4ª Feira) – PIATRA NEAMT / GARGANTAS de BICAZ / BRAN / BRASOV (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Partida para Brasov. Vamos atravessar a cadeia dos Cárpatos, atravessando as Gargantas de Bicaz, o desfiladeiro mais famoso do País, passando junto ao Lago Vermelho, lago originado pelo deslizamento de terra de uma montanha em 1837. Almoço incluído. Visita do Castelo de Bran, conhecido como o Castelo de Drácula, um dos mais pitorescos da Roménia, construído no séc. XIII e restaurado em épocas sucessivas. A partir de 1920, o Castelo de Bran converteu-se em residência dos reis da Roménia. A rainha Maria de Sassonia-Coburgo-Gotha, reestruturou o interior segundo o estilo da época “art and craft” Romena. Em 1948 a família real Romena foi expulsa pelas forças de ocupação comunistas que tomaram o castelo. Continuação para Brasov. Visitaremos esta fascinante localidade medieval onde poderemos admirar o Bairro Schei, com a igreja de São Nicolau e a primeira escola Romana (séc. XV), a igreja Negra (Biserica Neagrã) e as antigas fortificações da cidade com os bastiões dos grémios de artesãos.
7º dia (5ª Feira) – BRASOV / SINAIA / BUCARESTE (P, A, J)
Pequeno-almoço no hotel. Partida para Sinaia, pérola dos Cárpatos, a localidade montanhosa mais conhecida da Roménia. Visitaremos o Castelo Peles, antiga residência real, construída nos finais do séc. XIX. O interior do Castelo Peles contém 160 quartos, nos quais prevalecem as decorações em madeira. Continuação para Bucareste. Almoço incluído. Visita panorâmica da capital Romena, admirando as suas grandes ruas, os gloriosos edifícios Bell´ Époque, o Arco do Triunfo, o Auditório Romano, a Praça da Revolução e a Praça da Universidade. Continuaremos com a visita da parte exterior do “Patriarcado” (o centro espiritual da igreja ortodoxa Romena) e o Museu da Aldeia, situado no exuberante Parque Herastrau, um dos maiores parques da Europa. Finalizaremos a visita com o Palácio do Parlamento, o segundo maior edifício do mundo, depois do Pentágono de Washington. Jantar incluído com espetáculo folclórico. Alojamento.
8º dia (6ª Feira) – BUCARESTE (Roménia) / RUSE (Bulgária) / ARBANASI / VELIKO TARNOVO (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, atravessaremos a fronteira Búlgara de Russehacia. Durante o trajecto, visitaremos a localidade de Arbanassi, esplendida cidade museu, famosa pela sua igreja “O nascimento de Jesus” originaria dos séc. XVI-XVII. Almoço incluído. Visita panorâmica de Veliko Tarnovo, famosa pela majestosa fortaleza medieval de Tsarevets, situada no pico que tem o mesmo nome, e rodeada em três dos seus lados pelo rio Yantra. Alojamento.
9º dia (Sábado) – VELIKO TARNOVO / PLOVDIV / SÓFIA (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída para Plovdiv, onde realizaremos uma panorâmica que lhes permitirá admirar o Museu Etnográfico, a igreja de S. Constantino e Elena, o Anfiteatro Romano, a Casa da Lamartine e a Mesquita Jumaya. Almoço incluído. Continuação para Sófia e visita panorâmica do centro da capital Búlgara com o edifício neobizantino Alexandre Nevski, com as suas inconfundíveis cúpulas douradas, a igreja Santa Sofia é considerada o centro de culto mais importante da capital Búlgara e a Igreja de São Jorge, o monumento arquitectónico mais antigo e melhor conservado da época romana de Sófia. Alojamento.
10º dia (Domingo) – SÓFIA / MOSTEIRO de RILA / SÓFIA (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída para o Mosteiro de Rila, situado nas profundidades das montanhas de Rila, entre os rios de Drushlyavitsa e Rilska, a 1147 m. de altitude. Almoço incluído. De tarde visita ao mosteiro, o mais importante e maior da Bulgária. Fundado pelo monge Ivan Rilski no Séc. X, foi através dos séculos um centro espiritual, educativo e cultural da Bulgária. Acabada a visita, regresso a Sófia. Alojamento.
11º dia (2ª Feira) – SÓFIA
PORTUGAL (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Transfer para o aeroporto e embarque para Portugal.