1º dia – PORTUGAL
KEFLAVIK / REYKJAVIK (-, -, -)
Embarque para Keflavik com mudança de avião em rota. Chegada e transfer por conta própria para Reykjavik. Alojamento.
2º dia – REYKJAVIK / THINGVELLIR / GULLFOSS / HVOLSVOLLUR (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Saída em direcção ao Parque Nacional Thingvellir, património da UNESCO e onde o governo parlamentar mais antigo do mundo foi fundado no século X e é também o local onde as placas tectónicas norte-americana e europeia se encontram. Continuação para a área geotermal de Geysir, onde poderá apreciar o géiser mais activo da Islândia, o Strokkur, assim como piscinas borbulhantes de lama e outras fontes termais. Ainda no Vale de Haukadalur, oportunidade de participar no programa de reflorestamento, ajudando a plantar árvores, actividade esta que lhe permitirá deixar a sua marca na Islândia, assim como reduzir a sua pegada ecológica. Finalmente, visita à cascata mais popular da Islândia, a impressionante Gulfoss, denominada como “Cascata Dourada”. Continuação até Hvolsvollur. Chegada, jantar e alojamento na área.
3º dia – HVOLLSVOLLUR / DYRHOLAEY / VÍK (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Em rota até à Reserva Natural de Dyrholaey, paragem nas impressionantes cascatas de Seljalandsfoss e Skogafoss para, finalmente, alcançar as praias de areia preta onde, todos os anos, milhares de aves de várias espécies fazem o seu ninho. Continuação em direção às planícies vulcânicas de Myrdalssandur, com paragem na pitoresca aldeia de Vík. Ao final do dia, passagem pelo vasto campo de lava de Eldhraun, representativo do maior fluxo de lava registado no mundo, nos últimos 10.000 anos. Chegada a Kirkjubaejarklaustur. Jantar e alojamento.
4º dia – VÍK / JOKULSARLON / SKAFTAFELL / VÍK (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Desfrute de uma paisagem inigualável numa viagem até Vatnajokull, local onde se encontra o maior glaciar da Europa e o pico mais alto da Islândia – Hvannadalshnjukur. Destaque para a Lagoa Glaciar de Jökulsárlón, onde enormes icebergs dançam ao redor da gelada água do mar. No regresso a Kirkjubaejarklaustur, visita a Skaftafell, um verdadeiro reino de gelo, parte integrante do Parque Nacional de Vatnajökull. Chegada a Kirkjubaejarklaustur. Jantar e alojamento.
5º dia – VÍK / LANDMANNALAUGAR / THJÓRSÁRDALUR (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Saída pela trilha de Fjallabaksleid a Landmannalaugar. Deixe-se encantar pela beleza das coloridas Montanhas de Rhyolite, com os seus vales profundos e montanhas esculpidas, fruto das erupções vulcânicas ocorridas durante a Idade do Gelo. Tempo para um passeio pela Reserva Natural de Landmannalaugar Fjallabak e, se se proporcionar, para um momento de relaxamento nas piscinas naturais aqui existentes. Continuação até Thjórsárdalur. Jantar e alojamento.
6º dia – THJÓRSÁRDALUR / SPRENGISANDUR / MÝVATN (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Em rota pelo coração da Islândia, descubra os tesouros escondidos de um interior desabitado por entre as Montanhas de Sprengisandur, caracterizadas por um vasto deserto negro e estéril, que une a parte Sul da ilha ao Norte. Continuação até Mývatn, numa longa viagem pelos característicos trilhos de Sprengisandur. Chegada, jantar e alojamento na área.
Nota: O percurso poderá ser alterado se os trilhos de Sprengisandur estiverem fechados.
7º dia – MÝVATN / TJORNES / ÁSBYRGI / DETTIFOSS / MÝVATN (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Saída em direcção a Tjornes, o ponto mais setentrional desta jornada pela Islândia. Tempo para descobrir o impressionante Desfiladeiro de Ásbyrgi, em forma de ferradura que, de acordo com a mitologia nórdica, é uma cópia do casco do cavalo mágico de oito patas do deus pagão Odin, deixada por Sleipnir. Continuação para Dettifoss, a cascata mais poderosa da Europa, localizada no Desfiladeiro de Jokulsargljufur, e para o inesquecível Lago Mývatn, uma região de verdadeiras maravilhas geológicas e um paraíso para os observadores de aves. Algumas das atracções mais bizarras que poderá ver são os poços de lama de Hverarond e os campos de lava de Krafla, repletos de torrentes, fissuras e crateras. Regresso a Mývatn, jantar e alojamento.
8º dia – MÝVATN / AKUREYRI / SKAGAFJORDUR / LAUGARBAKKI (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita a Godafoss, uma das cascatas mais impressionantes da Islândia, e continuação para Akureyri, a vibrante “Capital do Norte”. Tempo livre para desfrutar desta colorida e encantadora cidade, onde poderá, entre outras actividades, visitar o maravilhoso Jardim Botânico, dar um mergulho na piscina geotérmica local ou passear no delicioso bairro de Listagil, dedicado à cultura, arte e boa comida. Em rota até Skagafjordur, região tradicionalmente conhecida pela criação da única raça de cavalos original da Islândia, oportunidade para conhecer diversos locais históricos referidos nas sagas clássicas. Ao final do dia, possibilidade de desfrutar de um passeio a cavalo num “puro-sangue” viking (não incluído) ou de uma caminhada na pitoresca aldeia de Laugarbakki. Jantar e alojamento
9º dia – LAUGARBAKKI / HVAMMSTANGI / EIRIKSSTADIR / BUDARDALUR (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Em rota pela Península de Vatnsnes, tempo para apreciar a célebre formação rochosa de Hvitserkur, que se eleva sobre o mar a uma altura de 15 metros, assim como as focas que habitam esta zona e que repousam na praia. Continuação por Laxardalsheidi, para visita a uma casa datada da Era Viking, em Eiriksstadir, onde residiu “Erik, O Vermelho” e local de nascimento do seu filho Leif Eiriksson, dois dos mais célebres vikings do mundo. Visita, também, a uma réplica de casa viking, com telhado de capim, onde terá oportunidade de conhecer vikings modernos, que recriam o estilo de vida de há 1000 anos atrás, através do seu artesanato e conhecimentos. Jantar e alojamento em Budardalur.
10º dia – BUDARDALUR / PARQUE NACIONAL de SNAEFELLSJOKULL / REYKJAVIK (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Dia dedicado às incríveis paisagens naturais do Parque Nacional de Snaefellsjokull, que cobre um vulcão adormecido, cuja última erupção registada, se deu em 250 d.C. Em rota, deixe-se encantar pelo inigualável cenário proporcionado pela Praia de Djupalonssandur e pela pitoresca aldeia do Porto de Arnarstapi, onde poderá observar as formações em rocha basáltica ali existentes. Tempo, ainda, para uma caminhada ao longo da trilha que une Arnarstapi a Hellnar. Saída em direcção a Reykjavik. Alojamento.
11º dia – REYKJAVIK / KEFLAVIK
PORTUGAL (-, -, -)
Bem cedo, transporte por conta própria para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida para Portugal, com mudança de avião em rota.