1º dia – PORTUGAL
TIRANA (-, -, -)
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida para Tirana com mudança de avião em rota. Chegada e transporte para o centro da cidade. Tempo livre para atividades de caráter pessoal. Alojamento.
2º dia – TIRANA (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Visita ao Museu de História Nacional, para uma breve contextualização sobre a história do povo albanês - desde os tempos pré-históricos até à atualidade -, à Praça Scanderbeg, à Mesquita de Et’hem bey e à “the blloku”. A blloku correspondia a uma área da cidade cuja entrada foi vedada a muitos cidadãos durante 40 anos, por aí residir a elite comunista e o seu ditador. Continuação da visita para um dos locais mais emblemáticos do regime ditatorial comunista, Bunkart, que corresponde a um bunker de quatro andares com capacidade para suportar a explosão de uma bomba de Hiroshima e, por conseguinte, alojar todos os membros do governo daquela época. Alojamento.
3º dia – TIRANA/ SHKODRA / KRUJA / TIRANA (216km) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a combinar localmente, partida para Shkodra, a cidade mais importante no Norte da Albânia. Visita ao Castelo de Rozafa, onde terá belíssimas vistas sobre a área envolvente. Visita ao Museu de Fotografia de Marubi, onde encontrará uma selecção de fotografias e negativos datados da segunda metade do século XIX, até ao início do século XX, ilustrativos do quotidiano da população local nessa época. Tempo para passeio no renovado percurso pedestre de Shkodra, caracterizado por uma arquitectura de influência italiana e austríaca. Continuação para Krujas, o centro da resistência albanesa contra os turcos, sob a liderança do herói nacional albanês, Scanderbeg. A sua luta ao longo de 25 longos anos, impediu a invasão do território albanês pelos povos Otomanos através das regiões Oeste da Europa, facto que lhe concedeu o título de “Campeão de Cristo”, atribuído pelo Papa da altura. Visita ao Museu Skanderbeg, um museu etnográfico de valor assinalável, e ao “Old Bazaar”, onde poderá encontrar peças de artesanato de qualidade singular. Regresso a Tirana e alojamento.
4º dia – TIRANA / ARDENICA / APOLLONIA / VLORA (165km) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída para Vlora, cidade onde foi aclamada a Independência Albanesa. Em rota, paragem no Mosteiro de Ardenica, que se pensa ter sido edificado durante a Idade Média, dada a existência de uma pedra na sua entrada datada de 1417. No interior da capela de Ardenica, poderá admirar os ícones pintados entre 1743 e 1745, pela mão de vários artistas albaneses, tais como Konstandin, Athanos Zograf e Konstandin Shpataraku. Continuação rumo a uma das mais antigas cidades da Albânia, Apollonia, situada na famosa Via Egnatia - uma urbe de importância assinalada durante a época Romana. Reza a história que César terá enviado o seu sobrinho Octavio Augustus estudar oratória em Apollonia, atestando assim a importância desta cidade. Em rota até Vlora, visita ao Museu da Independência, situado no edifício onde, originalmente, se encontrava sediado o Governo Albanês e os seus respectivos departamentos. Tempo livre para actividades de caráter pessoal. Alojamento em Vlora.
5º dia – VLORA / BUTRINT / SARANDA (185 km) (P, -, -)
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, partida para Saranda com oportunidade de passagem em Llogara e subida ao pico, situado a 2000 metros de altura, onde terá vistas impressionantes sobre o mar Jónico. Continuação do percurso e paragem para visita ao Castelo de Ali Pasha, uma fortificação outrora usada para controlar as rotas de comércio marítimo localizada em Porto Palermo. Chegada a Butrint, cidade caracterizada pelo seu vasto património arqueológico e classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. As suas origens remontam aos povos gregos, tendo, a partir daí, sido ocupada continuamente ao longo de vários séculos. Aqui encontrará evidências arqueológicas representativas das diferentes civilizações que por ali passaram e que fizeram desta cidade uma importante descoberta no Mediterrâneo. Butrint encontra-se enquadrada numa belíssima Península por entre vegetação densa, oferecendo aos seus visitantes muito mais do que antigas ruínas. Chegada a Saranda e alojamento.
6º dia – SARANDA / GIJROKASTRA (UNESCO) / BERAT (220km) (P, -, -)
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, saída em direção a Berat. Paragem em Gijrokastra, igualmente classificada como Património da Humanidade pela UNESCO - fruto da sua peculiar arquitectura -, para visita ao Castelo Medieval, outrora usado como prisão política durante o regime ditatorial comunista, e ao Museu Etnográfico da cidade, lugar de nascimento do ditador Enver Halil Hoxha. Chegada a Berat e transporte para o hotel. Resto de dia livre para actividades de caráter pessoal. Alojamento.
7º dia – BERAT (UNESCO) / DURRES / TIRANA (132km) (P, -, -)
Pequeno-almoço. Saída para visita ao Castelo e ao Museu Onufri. O Castelo de Berat apresenta uma particularidade de enorme interesse: à semelhança dos seus ancestrais, parte da população desta cidade reside nas casas tradicionais contidas pela linha de muralha. Neste espaço terão sido edificadas cerca de 40 igrejas, das quais 7 subsistiram até aos nossos dias. Visita ao Museu Onufri - sediado numa das igrejas -, cujo nome remete para um ícone da pintura albanesa durante o século XVI e onde poderá admirar muitas das maravilhosas obras deste artista, também presentes em diversas igrejas ortodoxas em todo o país e na Grécia, onde este também desenvolveu o seu trabalho. Em rota até Durres, cidade anciã fundada em 627 d.C., terá oportunidade de visitar o seu importante anfiteatro, assim como o Museu Arqueológico. Regresso a Tirana e alojamento.
8º dia – TIRANA
PORTUGAL (P, -, -)
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, transporte para o aeroporto e embarque no voo com destino a Portugal com mudança de avião em rota. Chegada.