1º dia – PORTUGAL
DELHI (-, -, -)
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida para Delhi, com mudança de avião em rota. Noite a bordo.
2º dia – Chegada a DELHI (-, -, -)
Chegada a Delhi, assistência e transporte para o hotel (entrada no quarto a partir das 15h00). Resto do dia livre. Alojamento.
Delhi, a capital e sede do poder da Índia, é dividida em duas partes - Velha e Nova Deli. A cidade murada da Velha Delhi narra a história da cidade, enquanto a contemporânea Nova Delhi reflecte a face cosmopolita da Índia.
3º dia – DELHI (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã saída para visita aos principais pontos da parte velha da cidade, caminhando pelas movimentadas ruas de Chandni Chowk, aproveite o passeio Rickshaw nas ruas da Velha Delhi, visita à Jama Masjid, a maior mesquita da Índia, ao Raj Ghat, local de cremação de Mahatma Gandhi e passeio pelo esplendido Forte Vermelho. De tarde, saída para visita da Nova Deli, que inclui o Qutab Minar, um belo exemplo da arquitectura indo-islâmica. Paragem no famoso memorial de guerra India Gate para tirar algumas fotos e visita ao Gurudwara Bangla Sahib, um templo sikh ainda em actividade. Visita ainda ao túmulo de Humayun e passagem pela Casa do Presidente, pelo Parlamento e outros edifícios Governamentais. Alojamento no hotel.
4º dia – DELHI / MANDAWA (300 km em percurso terrestre) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã saída em direcção a Mandawa, localizada no estado do Rajastão. Visita panorâmica da cidade. Um forte medieval (datado por volta de 1750) sobe gradualmente no horizonte. O bazar Mandawa com suas muitas casas pintadas, parte das quais agora foram transformadas em lojas cujos tecidos se agitam ao vento. Visita os “havelis” com seus frescos, dos quais os Chokanis, os Goenkas e os sarafs são pintados de maneira extravagante. A palavra “haveli”, que é de origem persa, significa cercado ou lugar fechado. Os frescos dos primeiros “havelis” datam de 1800 (embora alguns dos fortes e templos sejam datados por volta de 1750). A maioria foi pintada entre 1860 e 1900. A partir de temas puramente religiosos, os frescos seguem para projetos ornamentais e depois de 1900 tornaram-se amplamente disponíveis para imitações de litografias e gravuras europeias. Desfrute dum passeio a pé pela cidade para interagir com as pessoas locais e os lojistas. Alojamento.
5º dia – MANDAWA / BIKANER (210 km em percurso terrestre) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã saída por estrada com destino a Bikaner. Visita tardia da cidade. Visita ao Forte, um dos melhores monumentos de Rajput. Trinta e sete palácios, pavilhões e templos construídos por diferentes reis estão todos ligados por pátios pavimentados, escadas estreitas e terraços neste reduto de Rathor. As estruturas mais antigas existentes em Bikaner são os templos jainistas do século XIV construídos por dois irmãos mercantes, Sandeshwar e Bhandeshwar. O Templo de Bandeshwar tem colunas de madeira esculpidas com figuras dançantes, cercando um santuário escuro com design de ouro e frescos surpreendentemente bem preservados. As principais características do Templo de Sandeshwar são pinturas em parede de esmalte e folha de ouro e um teto ornamental abobadado e arqueado. Os dois altares de mármore estão alinhados com fileiras de estátuas de mármore branco de santos jainistas. Desfrute um passeio de tonga em Bikaner e visite também as lojas que preparam o famoso “Bhujia” - um lanche local de Bikaner. Alojamento
A música hipnotizante do deserto é ecoada em Bikaner, uma cidade de sabores medievais situada ao longo da antiga rota de caravanas que ligava a Ásia Central e o norte da Índia aos portos de Gujarat. Charmosos havelis (mansões) situam-se na parte antiga desta cidade murada e ainda prevalece um estilo de vida descontraído neste local sublime e pitoresco, rodeado por um deserto rigoroso.
6º dia – BIKANER / JAISALMER (300 km em percurso terrestre) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída por estrada com destino a Jaisalmer, com visita durante o percurso ao Forte Pokharan. Chegada ao hotel em Jaisalmer e tempo livre. Ao final da tarde, saída para as dunas de areia de Sam, um país das maravilhas primorosamente moldado de arenito polido, no coração do deserto de Thar para ver um magnifico pôr-do-sol e desfrutar de um passeio de camelo. Regresso ao hotel e alojamento.
7º dia – JAISALMER / MANVAR (160 km em percurso terrestre) (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã visita da cidade de Jaisalmer, que o Forte, o Palácio, Templo Jain e Havelis. Após a visita, continuação em direcção a Manvar. Chegada, jantar e alojamento.
8º dia – MANVAR / JODHPUR / LUNI (165km em percurso terrestre) (P, -, J)
De manhã bem cedo, saída em jipe até as dunas para interagir com uma comunidade local na vila. Regresso ao hotel para pequeno-almoço. Após o pequeno-almoço, saída em direcção a Jodhpur. Chegada e visita ao majestoso Forte Mehrangarh, um dos maiores fortes da Índia, onde poderá desfrutar das suas magnificas vistas sobre a cidade, o Jaswant Thada, o memorial de mármore branco de Maharaja Jaswant Singh II, e passeio a pé pelo mercado local junto à torre do relógio. Após a visita, continuação em direção a Luni. Chegada e visita a uma aldeia local. Jantar e alojamento.
9º dia – LUNI / RANAKPUR / UDAIPUR (250 km em percurso terrestre) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída em direcção a Udaipur, uma romântica cidade situada no vale pitoresco das colinas de Aravali, cercada por três lagos: o Lago Pichola, o Fateh Sagar e o Udai Sagar. Durante o percurso, paragem em Ranakpur, para visita aos famosos templos Jain, conhecidos por suas grandes estruturas e esculturas requintadas. O templo principal do complexo, Chaumukha Temple (Templo das quatro faces), tem 29 salões apoiados por 1444 pilares esculpidos, todos eles diferentes. Chegada a Udaipur e alojamento.
Se as cores rosa e azul são comuns às paisagens de Jaipur e Jodhpur, Udaipur pode muito bem ser vista como uma visão em branco pelos seus palácios de mármore e prédios brilhantes. Popularmente conhecida como a cidade do lago da Índia, Udaipur também é famosa como uma das cidades mais românticas da Índia. A bela cidade foi fundada por Maharana Udai Singh depois que um astrólogo aconselhou o guerreiro a transferir sua capital para as margens do Lago Pichola.
10º dia – UDAIPUR / DEOGARH (185 km em percurso terrestre) (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída para visita da cidade, que inclui a visita ao Palácio da Cidade, um dos maiores complexos palacianos do Rajastão, actualmente um museu, residência real e hotel de luxo. Visita ainda a Saheliyon-Ki-Bari, o belo jardim das damas de Honra e ao Templo Jagdish, apresentando belos exemplos de imagens esculpidas e interiores ornamentados. Após a visita, continuação em direcção até Deogarh, com paragem durante o percurso para visita ao Templo de Nagda. Chegada a Deogarh Mahal, jantar e alojamento.
11º dia – DEOGARH / JAIPUR (265 km em percurso terrestre) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída por estrada com destino a Jaipur. Chegada, alojamento no hotel e resto do dia livre.
Jaipur - terra dos Rajputs, uma exuberância de cor, danças, artes e ofícios tradicionais. Conhecida como a “Cidade Rosa”, Jaipur é o lar de uma maravilhosa selecção de antigos fortes e palácios. Uma das cidades mais bem planeadas da Índia, Jaipur é construída em 9 sectores rectangulares, simbolizando as 9 divisões do universo, conforme a cosmologia indiana.
12º dia – JAIPUR (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, saída em veículo 4x4 (sem ar condicionado) para visita ao Forte Amber num passeio de elefante. No percurso, breve paragem no Hawa Mahal, o Palácio dos Ventos para tirar algumas fotografias. Este palácio é composto por longos corredores e uma fachada decorada com inúmeras janelas e sacadas, especialmente construídas para as mulheres reais verem procissões ao longo da rua principal da cidade. Visita ao complexo do Palácio da Cidade, reflectindo a exuberância arquitectónica de Jaipur. O complexo consiste numa variedade de museus e uma parte do palácio ainda é a residência real do marajá de Jaipur. Visita ao Jantar Mantar, o antigo observatório astronómico e a fábricas de tecelagem de tapetes - assista aos artesãos criando obras únicas e aproveite comprar lembranças nos bazares coloridos de Jaipur. Alojamento no hotel.
13º dia – JAIPUR / AGRA (245 km em percurso terrestre) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída para Agra com paragem no percurso para visita a Fatehpur Sikri, a maior glória do legado arquitectónico do imperador Akbar. Construído em arenito vermelho, seus inúmeros palácios, salões e estruturas exemplificam a criatividade de antigos imperadores mongóis. Chegada a Agra e alojamento.
A cidade de Agra foi fundada no século XVI, e actualmente tornou-se sinónimo do Taj Mahal, “o epítome do amor” e uma das mais belas maravilhas do mundo.
14º dia – AGRA / DELHI (205 km em percurso terrestre) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita do Taj Mahal (fechado às sextas-feiras) para testemunhar as vistas surreais deste belo monumento, brilhando nos raios cintilantes do sol indiano. Entre neste símbolo eterno de amor e aprecie os intrincados desenhos e simetrias que rimam como um poema escrito em mármore. Taj Mahal é uma exibição extravagante de amor, construída por Shah Jahan em memória de sua amada esposa Mumtaz Mahal. Visita ao esplêndido Forte de Agra, construído em arenito vermelho, com magníficos palácios, lindos salões e belos jardins. Saída por estrada em direcção a Delhi. Chegada e transporte para um hotel junto ao aeroporto, onde estará disponível um quarto até à hora do transporte de saída.
15º dia – DELHI
PORTUGAL (P, -, -)
Em hora a indicar localmente transporte para ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida com destino a Portugal, com mudança de avião em rota.