1º dia – PORTUGAL
BISHKEK (Quirguistão) (-, -, -)
Partida para Bishkek, com mudança de avião em rota.
2º dia – Chegada a BISHKEK (-, -, -)
Chegada de manhã e transfer para o hotel. Alojamento. Visita panorâmica da cidade, da qual se destaca a Praça Ala Too, onde poderão ver o render da guarda de honra, as principais residências governamentais, a Praça velha e a Casa do parlamento. Alojamento no hotel.
3º dia – BISHKEK / LAGO ISSYK KUL (250 km) (P, -, -)
Pequeno almoço no hotel. Saída em direcção ao lago Issy Kul, visitando pelo caminho a Torre de Buraná, nos arredores da cidade de Tokmok. Trata-se de um minarete, cuja torre, conjuntamente com as ruínas de um castelo e três mausoléus, é tudo o que resta da antiga cidade de Balasagun, uma das capitais do Estado Qarajanido, que existiu nos séc. X-XII DC. Uma escada exterior e uma escada íngreme e sinuosa dentro da torre permite que aos visitantes para subir até o topo. Continuação para visita aos Petróglifos de Cholpón Atá, chamados de “Jardim da Pedra”, um templo ao ar livre, cujas inscrições vão dos séc. IX e VIII AC até ao séc. III e IV DC. Chegada ao Lago Issyk Kul, o segundo em tamanho entre os lagos alpinos do planeta, logo a seguir ao lago Titicaca na Bolívia. Alojamento no hotel, nas margens do lago.
4º dia – LAGO ISSYK KUL / KARAKOL (150 km) (P, -, -)
Pequeno almoço no hotel. Saída em direcção a Karakol. Chegada e visita ao Museu Nikolay Przhevalsky, famoso explorador Russo, visita da mesquita Dungana, construção singular de estilo chinês, mas que serve para fins de culto muçulmano, e Catedral de Santa Trindade, feita de madeira, sem um único prego. Alojamento.
5º dia – KARAKOL / YETZ OGUZ / BISHKEK (420 km) (P, -, -)
Pequeno almoço. Saída para Bishkek, passando pelo desfiladeiro de Yety Oguz, que na língua quirguiz significa "sete touros". Este desfiladeiro é chamado assim, devido às suas formações rochosas. Chegada a Bishkek e alojamento.
6º dia – BISHKEK
TASHKENT (Uzbequistão) (-, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita da cidade, que incluirá o Mausoléu Gur Emir, onde estão os restos mortais de Amir Temur e de muitos outros membros da sua dinastia; a Praça Registan, conhecida como a Praça Bazar, foi centro de comércio e de vida cultural na época medieval. Ulugbek Madrasah foi construída entre 1417 e 1420 por ordem de Ulugbek, neto de Tamerlane; Shir-Dor Madrasah, com um portal decorado com mosaicos, foi construída no século XVII; Tillya-Kari Madrasah, construída em 1660, por ordem do governante Bakhodir Yalangtush; a Mesquita Bibi Khanum, outrora a maior mesquita na Ásia Central, construída por ordem de Tamerlane; a Necrópole Shakhi Zinda, local de peregrinação desde o século XI, consistia em cerca de 20 mausoléus de diferentes séculos, construídos entre os séculos XI e XIX; Observatório Ulugbek, localizado nos arredores de Samarcanda, na colina de Khuhak. Foi aqui que se completou o famoso “Tables de Stars”; Museu Afrosiab, com uma área de 212 hectares acidentados rodeados por um fosso, onde existe uma maqueta da cidade antiga e das muralhas, bem como armas, moedas, altares, peças de olaria e murais pintados do século VII. Regresso ao hotel. Alojamento.
7º dia – TASHKENT / SAMARCANDA (320 km) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, partida para Samarcanda. Chegada e alojamento no hotel. Alojamento. Tempo livre.
8º dia – SAMARCANDA (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita da cidade, que incluirá o Mausoléu Gur Emir, onde estão os restos mortais de Amir Temur e de muitos outros membros da sua dinastia; a Praça Registan, conhecida como a Praça Bazar, foi centro de comércio e de vida cultural na época medieval. Ulugbek Madrasah foi construída entre 1417 e 1420 por ordem de Ulugbek, neto de Tamerlane; Shir-Dor Madrasah, com um portal decorado com mosaicos, foi construída no século XVII; Tillya-Kari Madrasah, construída em 1660, por ordem do governante Bakhodir Yalangtush; a Mesquita Bibi Khanum, outrora a maior mesquita na Ásia Central, construída por ordem de Tamerlane; a Necrópole Shakhi Zinda, local de peregrinação desde o século XI, consistia em cerca de 20 mausoléus de diferentes séculos, construídos entre os séculos XI e XIX;Observatório Ulugbek, localizado nos arredores de Samarcanda, na colina de Khuhak. Foi aqui que se completou o famoso “Tables de Stars”; Museu Afrosiab, com uma área de 212 hectares acidentados rodeados por um fosso, onde existe uma maqueta da cidade antiga e das muralhas, bem como armas, moedas, altares, peças de olaria e murais pintados do século VII. Regresso ao hotel. Alojamento.
9º dia – SAMARCANDA / SHAKHRISABZ (130 km) / BUKHARA (290 km) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída em direcção a Bukhara, com paragem em Shakhrisabz, uma pequena cidade situada a sul de Samarcanda. Shakhrisabz, terra natal do conquistador Turco-Mongol Amir Temur (Tamerlane) é uma das cidades mais antigas da Asia Central, fundada há mais de 2.700 anos e que sofreu diversas invasões Árabes e Mongóis. No reinado de Amir Temur (Tamerlane), Shakhrisiabz tornou-se a residência oficial; mais tarde, no século XVI, o governante de Bukhara destruiu grande parte do legado da dinastia de Temur. Shakhrisabz manteve-se semi-independente até ao século XIX. Em 1870 a cidade foi tomada de assalto pelo exército Tsarist. Shakhrisabz tem como principais atracções: Ak-Sarai - Palácio Branco, magnífico palácio de Tamerlane construído entre 1380 e 1409, por artesões de Khorezm. Deste palácio apenas resta as ruínas de um portal de 40 metros de altura; a Mesquita Kok Gumbaz e Mausoléu Gumbazi Saidon, construídos no séc. XV, a Mesquita de Khazrati Imam do século XIX,e Mausoléu Jahangir, dedicado ao filho mais novo de Tamerlan Continuação para Bukhara. Chegada a Bukhara. Alojamento no hotel.
10º dia – BUKHARA (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Visita da cidade de Bukhara que tem como principais atracções: Cidadela Fortaleza de Ark, residência dos governantes de Bukhara durante milénios; a Mesquita Bolo-Hhauz, construída em 1712, local oficial de veneração. Em 1917, foi acrescentado um alpendre, suportado por 20 colunas; a velha Bukhara: o conjunto Poi-Kalon, que é o coração religioso da Bukhara Sagrada, com o Minarete Kalon, construído em 1127, um dos símbolos de Bukhara, tem 9 metros de diâmetro e 46 metros de altura; a Mesquita Kalon, construída no século XVI com capacidade para 10.000 pessoas; Mir-I-Arab Madrasah, construído por Ubaidullah Khan no século XVI e continua a funcionar desde os tempos dos Soviéticos e foi durante séculos um estabelecimento de ensino prestigiado; o Bazar Coberto; a Mesquita Magoki-Attori, que data dos séculos XII e XVI. Sob a Mesquita, foram encontrados vestígios de um Templo Zoroastrian do século V, construído pelos Árabes; Lyabi-Hauz, local onde a arquitectura tradicional de Bukharan permanece viva; Mausoléu da dinastia Samani, uma pérola do Oriente com traços da cultura Sogdian; O mausoléu Chashma Ayub do séc. XI, e o Chor Minor, monumento de um período mais tardio, construído em 1807; Kukeldash Madrasah construída no séc. XVI durante o reinado da dinastia Sheybanids; Regresso ao hotel. Alojamento.
11º dia – BUKHARA / MERV (MARY) (Turquemenistão) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Saída em direcção à fronteira com o Turquemenistão. Trâmites fronteiriços e partida para Mary, com passagem pela ponte Pontoon sobre o Rio Amu Darya, pela cidade de Turkmenabat (60 km) e visita de Merv (240 km), que mudou o nome para Mary em 1937. Conhecida no mundo Islâmico como A “Rainhas das cidades”, foi durante os séculos VIII e XIII, a segunda cidade islâmica, logo a seguir a Baghdad. Foi uma cidade muito importante na antiga Rota da Seda, saqueada e incendiada durante as várias invasões de que foi alvo. Visita da cidade que tem com principais atracções; a Erk Kala, uma gigantesca construção circular de barro, o que resta do que foi uma fortaleza do século VI a.C., conhecida por “Giaur Kala”, que significa “Castelo dos Infiéis”; Mausoléu do Sultão Sanjar, construído em 1140 DC, que é um impressionante edifício com decoração requintada em tijolo, e que é visível à distância; Kyz Kala, um invulgar castelo sem janelas fora das muralhas da cidade. Era conhecido como “casa das lágrimas das donzelas”, quando começou a ser utilizado pelo Sultão Sanjar para reuniões privadas, onde todos os convidados eram homens e todas as mulheres eram escravas. Chegada a Mary. Alojamento no hotel.
12º dia – MARY
ASHGABAT (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Transfer para o aeroporto e embarque para Ashgabat. Chegada e transfer para o hotel. A cidade de Ashgabat foi fundada em 1881 como uma fortaleza militar. Passado mais de um século, a pequena cidade foi crescendo, e transformou-se numa próspera cidade com uma população de 730.000 habitantes. Visita da cidade de Ashgabat, da qual destacamos o Parque Nacional da Independência que marca a independência da Rússia, após a queda da União Soviética; o Arco ou Monumento da Neutralidade, construído em 1998; este arco tem 75 metros de altura e tem uma estátua do Presidente em ouro; a Mesquita Turkmenbashi considerada a maior Mesquita da Asia Central, com quatro minaretes e uma cúpula em ouro localizada na parte superior central da mesquita. A altura de cada minarete é de 91 metros e a cúpula de 50 metros; o Monumento Ahalteke com vista para a praça central, composto por 10 cavalos Ahalteke, o orgulho do Turquemenistão. Em frente observamos uma estátua de ouro do primeiro presidente do Turquemenistão; e o Complexo Memorial no centro histórico de Ashgabat, na forma de um enorme touro de bronze a segurar o mundo nos chifres, que relembra a memória das mais de 160 mil vítimas do terramoto de 1948. Regresso a Ashgabat e alojamento.
13º dia – ASHGABAT
DASHOGUZ (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, transfer para o aeroporto e partida para Dashoguz. Chegada e visita a Kunya Urgench, Património da UNESCO, situada nas margens de Amu-Darya, antigo Rio Oxus. A cidade passou por épocas de crescimento, bem como de destruição. Outrora conhecida como “a pérola de Khorezm”, no século XIII foi transformada em cinzas pelo exército de Genghiz Khan. Mais tarde, foi reconstruída (ironicamente pelos descendentes de Genghiz Khan) e voltou a ser a capital de Khorezm. Cientistas famosos, como Al-Khorezmi, Al-Beruni, Abu-Ali-ibn-Sina (Avicenna) e Al-Hammar, viveram e trabalharam nesta cidade. Ainda podemos ver mausoléus do período pré Mongol, como o Nadjim-ud-din Kubra. Estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço.
14º dia – DASHAGUS / KHIVA (30 km) (Uzbequistão) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Partida para Khiva, atravessando a fronteira para o Uzbequistão. Chegada transfer para o Hotel. Saída para visita da cidade. A cidade de Khiva existe desde o século VIII, e foi um importante posto da Rota da Seda entre o Mar Cáspio e o Rio Volga. Tem como principais atracções; Kurinish Khana, a mais antiga estrutura com suas galerias pavimentadas em pedra e suportadas e por colunas trabalhadas em madeira; Mohammed Amin Khan Madrasah, o maior seminário da cidade, foi construído entre 1852 e 1855; Kunya Ark, uma cidadela fortificada no centro da cidade. A sua construção iniciou-se no século XII por Oq Shis-Bobo, e foi expandida pelos Khans no século XVII; Mohammed Rakhim Khan Madrasah, que data de 1871; mausoléu Sho-I-Kalandar Bobo; mausoléu de Pakhlavan Mahmoud, é o mausoléu mais venerado da cidade. Pakhlavan Mahmud, o Hércules do Oriente, famoso lutador, poeta e filósofo; Minarete e Madrasah de Islam Khodja, o monumento mais recente de Khiva, construído em 1910. O minarete majestoso com 45 metros de altura e 16 frisos decorativos; Mesquita Jami com 213 colunas, algumas dessas colunas datam dos séculos X e XII; Palácio de Tash Hauli, construído por Allakuli Khan, entre 1832 e 1841. Tem 163 quartos e 3 pátios.
Regresso ao hotel. Alojamento.
15º dia – KHIVA / URGENCH
TASHKENT (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Transfer para o aeroporto de Urgench e embarque para Tashkent. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
16º dia – TASHKENT (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Dia livre (sem acompanhamento do guia). O quarto terá de ser desocupado até às 12h00. À noite, em hora a indicar localmente transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque.
17º dia – TASHKENT
PORTUGAL (-, -, -)
Partida com destino a Portugal, com mudança de avião em rota. Chegada e fim dos nossos serviços.