1º dia – PORTUGAL
YEREVAN (-, -, -)
Partida para Yerevan. Chegada e transfer para o hotel. Estadia no hotel em regime de alojamento e pequeno-almoço.
2º dia – YEREVAN (visita da cidade) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Visita da cidade de Yerevan. A história de Ereván remonta ao séc. VIII A.C. A parte central da cidade foi dominada por enormes edifícios do estilo soviético, mas agora, devido às construções modernas, a arquitectura da cidade mudou substancialmente. Visita da Praça da República que foi desenhada no estilo tradicional de arquitectura arménia e inclui a Casa do Governo, o Ministério dos Assuntos Exteriores, o Correio Central, a Galeria de Arte Nacional, entre outros. Junto com todos os monumentos principais da capital vão ver também a “Estátua do Gato”, esculpida pelo famoso escultor Fernando Botero, vão subir à encosta para disfrutar da vista panorâmica de Yerevan, assim como vão visitar a Casa da Opera, o Parque da Victoria, a Ponte Kievyan, Avenida Baghramyan, o Palácio Presidencial, a Academia de Ciências e o Parlamento Nacional. Visita ainda ao Parque Memorial de Tsitsernakaberd, ao Museu das vítimas do Genocídio e ao Museu da História; aqui estão as mais importantes colecções arqueológicas desde a Idade da Pedra, até aos nossos dias. Regresso ao hotel.
3º dia – YEREVAN / ETCHMIADZIN / ZVARTNOTS / YEREVAN (P, -, -)
Pequeno almoço no hotel. Saída em direcção a Etchmiadzin, que se localiza a 20 km de Yerevan. No caminho, visita da Igreja de Santa Hripsime, que se considera uma das 7 maravilhas da Arménia. A catedral de Etchmiadzin é conhecida, como o centro da Igreja Arménia-Gregoriana e considera-se uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. A igreja foi construída entre os anos 301-303 D.C. Regresso a Yerevan, com paragem junto das ruínas do templo Zvartnots, considerado Património Mundial da UNESCO. Regresso a Yerevan para visitar uma fábrica de Conhaque datada de 1887. Arménia é reconhecida mundialmente pelo seu Conhaque. Se o dia coincidir com um fim de semana, visitaremos também o mercado de artesanato e o mercado de frutas.
4º dia – YEREVAN / KHOR VIRAP / ARENI / NORAVANK / GORIS (P, -, -)
Pequeno almoço no hotel. Saída em direcção a Goris, visitando o mosteiro de Khor-Virap que dista 45 km desde Yerevan. O Mosteiro é um dos lugares mais sagrados dos arménios por ter sido aí que “São Gregório, o Iluminador” esteve preso durante 1mo com3 anos pelo rei pagão Tirídates III, que Gregório viria a converter ao cristianismo no ano de 301, tornando a Arménia a primeira nação a adoptar o cristianismo como religião oficial. Continuação para o Mosteiro de Noravank, centro religioso e cultural do séc. XII, visitando pelo caminho uma grande fábrica de vinho Arení. Continuação para Goris. Chegada e alojamento no hotel em regime de pequeno almoço.
5º dia – GORIS / KHNDZORESK / Mosteiro de TATEV / KARAHUNJ / YEGHGNADZOR (P, -, -)
Pequeno almoço no hotel. Goris é uma pequena cidade com aproximadamente 20,000 habitantes, sendo muito especial a sua arquitectura. Visita a Khndzoresk, é uma aldeia conhecida pelas suas inúmeras grutas, algumas ainda por descobrir; continuação para o Mosteiro de Tatev (Património Mundial da UNESCO), observatório de Karahunj, observatório antigo datado do séc. VI A.C. Está situado a 1770m sobre o nível do mar e ocupa 7 hectares de terreno. Continuação para Yeghegnadzor. Chegada e alojamento no hotel em regime de pequeno almoço.
6º dia – YEGHEGNADZOR / CARAVANSERAI Selim / NORATUS / LAGO SEVAN / DILIJAN (P, -, -)
Pequeno almoço no hotel. Saída para o lago Sevan, visitando a Caravanserai de Selim (contruída em 1332 pelo príncipe Chesar Orbelian), importante centro de comércio da famosa Rota da Seda. Aproximadamente a 110 km de Yerevan, encontra-se o lago Sevan; este enorme lago montanhoso, ocupa 5% da superfície de Arménia, e é o segundo maior lago de água doce do mundo. Visita ainda ao mosteiro de Sevanavank, antes de continuar para Dilijan, que é um dos mais famosos centros turísticos da Arménia. Dilijan é conhecida pela pequena Suíça da Arménia. Chegada e alojamento no hotel em regime de pequeno almoço.
7º dia – DILIJAN / aldeia “MOLOKAN” / Mosteiros de HAGHPAT e SANAHIM / GYUMRI (P, -, -)
Pequeno almoço no hotel. Saída em direcção a uma aldeia “Molokan”, onde terão a oportunidade de disfrutar o chá de Samaоvar dos “Molokans”, que são um povo com origem na Rússia e que não aceitaram o cristianismo ortodoxo. Continuação para os complexos arquitectónicos de Sanahin (966 D.C.) e Haghpat (976 A.D.), que é uma das obras destacadas da arquitectura da Arménia medieval e está inscrito como Património Mundial da UNESCO. Continuação para Gyumri. Chegada e alojamento no hotel em regime de pequeno almoço.
8º dia – GYUMRI / TALIN / ARUCH / MASTARA / YEREVAN (P, -, -)
Pequeno almoço no hotel. Visita de Gyumr, segunda cidade da Arménia, cidade que ficou conhecida pelo terremoto de 1988, que praticamente destruiu a cidade, apesar de hoje já estar reconstruída. De regresso a Yerevan, visitaremos o templo de Aruch com a sua caravancerai, a catedral de Talin, do séc. VII, e o mosteiro de Mastara. Chegada a Yerevan. Chegada e alojamento no hotel em regime de alojamento e pequeno almoço.
9º dia – YEREVAN / Fortaleza de AMBERD* / OHANAVANK / ASHTARAK / YEREVAN (P, -, -)
Pequeno almoço no hotel. Saída para visita da Fortaleza de Amberd, localizada na encosta do monte Aragats, o pico mais alto da República da Arménia (4095m). No caminho, visitaremos o parque de alfabeto, para tirarem uma foto com a letra que corresponde ao seu nome. Continuação para o Mosteiro Medieval de Saghmosavank, situado num lugar impressionante, no desfiladeiro de Ashtarak, visita ainda da igreja de Karmravor, que é uma das igrejas mais pequenas da Arménia; não se conhece a data da sua fundação, mas os especialistas crêem que data do séc. VII D.C. Regresso a Yerevan.
*A visita de Amberd só se realiza a partir do mês de Maio. A fortaleza está situada a 2300 km de altura e as montanhas da Arménia estão cobertas de neve até finais de Abril
10º dia – YEREVAN / GARNI / MATEBADARAN / YEREVAN (P, -, .)
Pequeno almoço no hotel. Saída em direcção ao templo de Garni, que é uma impressionante obra da arquitectura Arménia antiga. Continuação para visita do Mosteiro de Geghard, inscrito como Património Mundial da UNESCO. O Mosteiro de Geghard é outro mosteiro antigo da Arménia, parcialmente talhado na montanha. Regresso a Yerevan. Visita ao Museu Nacional de manuscritos Matenadaran, que contém documentos históricos de toda Europa e Ásia.