1º dia – PORTUGAL
BELÉM (-, -, -)
Embarque para Belém, com mudança de avião em rota. Chegada e transfer e alojamento no hotel. Estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço.
2º dia – BELÉM (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Meio-dia de passeio pela cidade, com paragem e visita ao Mercado do Ver-o-Peso (somente pela manhã), Museu Emílio Goeldi (funciona de terça a domingo, em horário comercial, e fecha as sextas a tarde) e Basílica de Nazaré (aberta para visitas de terça a domingo em horário comercial), passando pelos principais pontos turísticos da cidade tais como Praça da República, Teatro da Paz, Cidade Velha e outros. Restante tempo livre. Alojamento.
3º dia – BELÉM (Passeio à Ilha de Mosqueiro) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiro de passeio à bucólica Ilha de Mosqueiro, cujo nome tem origem na antiga prática do "moqueio" do peixe, praticada pelos indígenas tupinambás que habitavam a ilha. Localizada na costa Oriental do rio Pará – o braço sul do Amazona -, esta ilha apresenta belíssimas praias de água doce, com ondas e marés, numa extensão de mais de 17km de areias claras e vegetação exuberante. Esta ilha viria a ganhar importância aquando do início do ciclo exploratório de borracha, que promoveu grandes mudanças na vila, com a chegada de várias empresas estrangeiras, entre as quais se destaca a Pará Electric Railways Company, responsável pela instalação de energia elétrica e de meios de transporte internos. A par deste progresso, veio o reconhecimento do potencial de Mosqueiro enquanto destino balnear, dando-se assim início à ocupação da ilha. Desfrute de um dia de praia, naquele que, outrora, foi um conhecido destino para a prática de windsurf e vela. Regresso ao hotel. Alojamento.
4º dia – BELÉM / ILHA DE MARAJÓ (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Transfer para cais do porto. Embarque em barco regular para Camará (duração aprox. 3 horas). Chegada e transfer para a Pousada dos Guaras em Salvaterra ou para Hotel Ilha de Marajó em Soure. Estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço. De tarde passeio a Praia de Araruna para observar pássaros.
5º dia – ILHA DE MARAJÓ (P, -, -)
Pequeno-almoço. Visita das cidades de Salvaterra, Soure e suas respectivas praias (Praia Grande e Praia do Pesqueiro). Visita ao curtume e loja de artesanato de couro de búfalo. Alojamento.
6º dia – ILHA DE MARAJÓ / BELÉM (P, -, -)
Pequeno-almoço. Visita a uma típica fazenda marajoara de criação de búfalos. Transfer para o porto de Camará (após o almoço aos domingos). Embarque para Belém em barco regular (10:30h de 2ªf a 6ªf // 15:00h aos domingos). Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
7º dia – BELÉM / MANAUS
FLORESTA AMAZÓNICA (P, -, J)
Pequeno-almoço no hotel. Transfer para o aeroporto e embarque para Manaus. Chegada e transfer para o cais e saída em lancha rápida, navegando por aproximadamente 2 horas com destino ao Amazon Ecopark Jungle Lodge. Chegada e alojamento em regime de pensão completa.
8º dia – FLORESTA AMAZÓNICA (P, A, J)
Estadia no Amazon Ecopark Jungle Lodge em regime de pensão completa. Dia ocupado com programação de selva, que inclui focagem de jacaré, pesca da piranha, visita a casas de nativos, caminhadas na selva e tour de reconhecimento em canoas motorizadas. Alojamento.
9º dia – FLORESTA AMAZÓNICA / MANAUS (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Partida em lancha rápida com destino a Manaus. Chegada e alojamento no hotel.
10º dia – MANAUS
SÃO LUÍS (visita da cidade) (P, -, -)
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto e partida para São Luís. Chegada e transfer imediato para o Hotel. Alojamento no hotel em regime de alojamento e pequeno-almoço. De tarde, visita da cidade de São Luís, percorrendo a Praça de D. Pedro II, o centro histórico, o Palácio dos Leões e La Ravardiere, Tribunal da Justiça, a Casa Graça Aranha, Catedral, Fonte do Ribeirão, Igrejas de São João, Rosário dos Pretos, Largo dos Amores, Palácio Cristo Rei, Biblioteca Pública, Museu de Arte Sacra-Histórico e Artístico, Teatro Arthur Azevedo, Praça João Lisboa, Centro de Cultura e Convento das Mercês e principais praias da cidade. Alojamento.
11º dia – SÃO LUÍS / ALCÂNTARA / SÃO LUÍS (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Visita de dia inteiro a Alcântara. Localizada do outro lado da Baía de São Marcos, Alcântara dista cerca de 22 km de São Luís. A travessia é feita por ferry com capacidade até 176 pessoas, e demora cerca de 1 hora. O melhor a fazer em Alcântara, é esquecer o tempo e entrar na magia das suas calmas ruas, dos seus belos sobrados, das suas ruínas históricas e aproveitar também a natureza, que é exuberante. Visita da Ladeira do Jacaré, Capela das Mercês, Fonte das Pedras, Igreja do Desterro, Praça da Matriz, Casa da Câmara e cadeia, Pelourinho, Museu histórico Cavalo de Tróia, Ruínas do Palácio do Imperador, Casa do Divino, Casa da Cultura, Igreja e Convento do Carmo, Fonte de Miritins e Fonte de São Sebastião. Regresso a São Luís. Alojamento.
12º dia – SÃO LUÍS / BARREIRINHAS (LENÇÓIS MARANHENSES) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Lençóis Maranhenses, um deserto imenso às margens do Oceano Atlântico, repleto de dunas e lagoas de águas cristalinas de tons verdes e azuis. O Paraíso existe e tem nome: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A paisagem é inacreditável. Milhares de lagoas se formam entre as dunas com as chuvas dos primeiros meses do ano, ali chove 300 vezes mais que no Saara. As lagoas chegam a ter quilómetros de extensão e até cinco metros de profundidade, dando um colorido especial à imensidão de areia. O nome Lençóis Maranhenses vem justamente da visão que as dunas nos apresentam, como se fossem gigantescos lençóis brancos postos a secar ao sol e se agitando com a força dos ventos. O melhor acesso a este paraíso é a simpática cidade de Barreirinhas, a 270Km de São Luís, famosa também por seu artesanato de palha de buriti. De lá até o início das dunas, o passeio pelo rio Preguiças já vale a aventura, passando por comunidades de pescadores e desfrutando uma paisagem natural que permanece há séculos intocada.
Transfer em van ou micro bus de linha regular com ar-condicionado, com saída às 05h00 da manhã do hotel em São Luís em transfer regular, com destino à cidade de Barreirinhas. Duração da viagem estimada em 03:30h. Recepção em Barreirinhas e check-in na Pousada. Em hora a combinar localmente, saída para o passeio em veículo 4x4 ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com paragem na Lagoa Azul ou Bonita, com duração de 4 a 5 horas. Regresso a Barreirinhas. Alojamento em regime de alojamento e pequeno-almoço.
13º dia – BARREIRINHAS / CABURÉ / BARREIRINHAS / SÃO LUÍS (P, -, -)
Após o pequeno-almoço, saída para o passeio de lancha “voadeira” pelo Rio Preguiças, com destino a Área de Protecção Ambiental (APA) dos Pequenos Lençóis, onde faremos uma paragem em Vassouras, para caminhada nas dunas até Espadarte. Seguiremos de lancha até a Praia de Caburé, às margens do Rio Preguiças e do Oceano Atlântico. Almoço livre. Após o almoço, paragem numa típica comunidade de pescadores chamada de Mandacaru. Subida ao Farol de Mandacaru para ampla visão da região, caso o mesmo esteja aberto a visitas. Regresso a Barreirinhas. Cerca das 17h00, embarque em van ou micro bus para São Luís, com transfer para o hotel. Alojamento.
14º dia – SÃO LUÍS
PORTUGAL (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Transfer para o aeroporto e embarque para Portugal, com mudança de avião em rota.
15º dia – Chegada a PORTUGAL