1º dia – PORTUGAL
CIDADE do MÉXICO (-, -, -)
Embarque para Cidade do México, com mudança de avião em rota. Chegada à cidade do México. Transfer para o hotel. Estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço.
2º dia – Cidade do MÉXICO (visita da cidade) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita panorâmica da cidade, capital da República e construída sobre o lago seco de Texcoco, onde os aztecas fundaram o que é hoje a grande e poderosa Tenochititlán. Visita aos principais pontos, tais como o centro histórico, Zócalo, Catedral, Palácio do Governo, em cujo interior se encontram os famosos frescos de Diego Rivera, Praça de Santo Domingo, Palácio das Belas Artes, Passeio da Reforma, Terceira Secção do Bosque de Chapultepec e zona residencial de Las Lamas, assim como o Museu de Antropologia, considerado como um dos 3 mais importantes do mundo no seu género, com 25 salas de exposição que albergam as melhores colecções de peças pré-colombianas e onde estão representadas todas as culturas Mexicanas. Tarde livre. Alojamento.
3º dia – Cidade do MÉXICO (dia livre) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Dia livre. Possibilidade de efectuar uma visita opcional, das quais destacamos as Pirâmides de Teotihuacan, a Basílica de Guadalupe, Xochimilco ou a cidade Universitária. Alojamento.
4º dia – MEXICO / TAJIN / VERACRUZ (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Vista de manhã bem cedo ao sítio arqueológico de EL TAJIN. Visita Cultural a este sítio arqueológico, mais conhecido como “La ciudad del Dios Trueno” para a cultura Totonaca. Construída na Serra Totonaca, divide-se em 5 zonas: Plaza del Arroyo, Zona Central, La Gran Xicalcoliuhqui, el Tajin Chico e o conjunto das colunas. Entres todas as suas construções, destaca-se a famosa Pirâmide de los Nichos. Almoço incluído. Continuação em direcção ao porto de Vera Cruz, sempre com vistas sobre a Costa. A alegria dos jarochos nos convidam a passear na marginal. Alojamento.
5º dia – VERACRUZ / XALAPA / PUEBLA (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Visita panorâmica de Vera Cruz, da qual destacamos: O Forte de San Juan de Ulúa, Baluarte Santiago, o Templo do Bom Viajante, os Faróis de Venustiano Carranza e Juárez, Malecón, Zócalo, os Edifícios dos Correios e Telégrafos e uma visita panorâmica da zona Boca do Rio. Saída para Xalapa, a cidade das flores, onde faremos uma visita ao Museu de Antropologia, o segundo mais importante no México, que reúne artefactos singulares das culturas Totonaca, Huasteca y Olmeca. Continuação para Puebla e tempo livro para passear pelo seu centro histórico. Alojamento no hotel.
6º dia – PUEBLA / OAXACA (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. De manhã saímos para visita do Templo de Stª Maria Tonantzintla, uma surpresa artística e colorida e o Convento de San Francisco Acatepec. Já no centro histórico de Puebla iremos visitar: Praça de armas, Catedral, Capela do Rosário, a Casa das Bonecas, Companhia de Jesus, Universidade e Casa de Alfeñique. Tempo livre para continuar a desfrutar os mil e um atractivos desta cidade. Almoço incluído. Na primeira hora da tarde saímos em direcção a Oaxaca, terra de jade e ouro. Alojamento no hotel.
7º dia – OAXACA / MONTE ALBÁN / OAXACA (visita da cidade) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Durante a manhã, saída em direcção ao Monte Albán, capital “do povo das nuvens”, os zapotecas. Entre os seus restos arqueológicos destacam-se: Edifício S, edifício J, Sistemas IV e M, Tumba 104, Plataforma Principal. No centro histórico de Oaxaca ficarão deslumbrados com o Templo de Santo Domingo de Guzmán, Premio da Rainha Sofia de Restauração em 2001. O Andador Turístico nos conduzirá entre os monumentos arquitectónicos, galerias, tendas, restaurantes…até à Alameda, à Catedral e ao Zocalo. A visita acabará no Mercado Benito Juarez, de artesanato e objectos de arte popular, e no Mercado 20 Novembro, de saborosa comida típica qaxaqueña. Tarde livre para desfrutar intensamente desta jóia indígena, colonial e de ricas tradições. Alojamento.
8º dia – OAXACA (Coração dos Vales Centrais) / TEHUANTEPEC (P, A, J)
Pequeno-almoço no hotel. Dedicaremos toda a manhã aos principais atractivos do “Coração dos Vales Centrais”. Santa Maria El Tule, onde veremos a arvore milenar mais antiga do planeta. Tlacochauaya, irá surpreender-nos com o conjunto religioso dominicano do séc. XVI. Teotitlan del Valle que aparece sempre colorido com os seus tapetes de lã de teares domésticos e com tintas naturais como o anil, a grana cochillina, o musgo de rocha. Finalmente chegamos a Mitla, que fora outrora capital cultural-religiosa zapoteca que brilha com luz própria devido aos seus finos trabalhos em pedra. Tempo livre para almoço e para visitar as fábricas artesanais de mezcal. Por entre os vales de cactos da Serra Mãe, chegaremos ao anoitecer a Tehuantepec. Jantar incluído e alojamento.
9º dia – TEHUANTEPEC / CAÑON DEL SUMIDERO / SAN CRISTOBAL de las CASAS (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. As linhas suaves da Serra Mãe cercam o belíssimo Estado de Chiapas. Ao meio-dia, a bordo de lanchas, iremos percorrer o Rio Grijalva através do imponente Canõn del Sumidero, verdadeiro capricho da mãe natureza, observando as Grutas do Homem e do Silêncio, a Grande Cascata, o Castelo e a arvore do Nascimento. Tempo livre em Chiapa de Corzo. A meio da tarde continuaremos em direcção a San Cristobal de las Casas. Alojamento.
10º dia – SAN CRISTOBAL de las CASAS (visita às comunidades Tzoltiles) (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Visita ao mercado indígena de San Cristobal, o Templo de Santo Domingo, o Museu do Ambar e às comunidades tzotziles de San Juan Chamula (lugar de morcegos) e Zinacantán (água espessa), onde o colorido, o tipicismo e as compras serão os nossos companheiros de viagem. Regresso a San Cristobal. Tarde livre. Alojamento.
11º dia – SAN CRISTOBAL / CASCADAS ÁGUA AZUL / MISOL-HÁ / PALENQUE (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Pela manhã, através de uma paisagem sinuosa e de densa vegetação chegaremos até ao Rio Yaxhá para desfrutar das Cascatas de Água Azul. Continuação até Palenque, realizando uma paragem para visitar a queda de água de Misol-Há. Chegada ao hotel e alojamento.
12º dia – PALENQUE / CAMPECHE (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Visita à zona arqueológica de Palenque, considerada como a Capital Política da Província Maia, onde a grandeza das suas construções de pedra branca e o contraste com o verde da selva formam um dos mais belos cenários de vestígios da Cultura Maia. Na zona central encontramos os principais edifícios como por exemplo: o Templo das Inscrições, importante pelo seu tamanho, situação e significado, devendo o seu nome às suas grandes paredes esculpidas que contêm uma das mais largas inscrições de hieróglifos maias. Outro edifício de grande importância é o Palácio, famoso pela sua bela torre de 15 metros de altura. Outras construções a destacar são: o Templo da Rainha Vermelha, o Templo da Cruz Folhada e o Templo do Sol. Almoço incluído. Saída em direcção a Campeche, cidade fortificada, onde está o porto mais importante da América colonial e declarada Património Cultural da Humanidade. Chegada e visita panorâmica da cidade. Alojamento.
13º dia – CAMPECHE / UXMAL / MÉRIDA (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Durante a manhã, saída em direcção à zona arqueológica de Uxmal, a cidade sagrada mais representativa da cultura maia e a mais bela da Rota Puuc. Os seus edifícios mais importantes são: a Pirâmide do Adivinho, com 35 metros de altura e duas escadarias de acesso ao templo superior; os famosos frisos do Quadrângulo das Freiras; as paisagens a partir do Templo do Governador, falam da importância deste conjunto arquitectónico maia. Almoço incluído. Continuação para Mérida. Visita panorâmica à Zona Residencial, Monumento da Pátria, Avenida Montejo, Casas Geminadas, Rua 60, Zócalo, Catedral. Chegada ao hotel e alojament.
14º dia – MÉRIDA / CHICHÉN-ITZÁ / CANCUN ou RIVIERA MAYA (P, A, -)
Pequeno-almoço no hotel. Durante a manhã, saída em direcção a Chichén-Itzá, zona arqueológica mais famosa de Yucatán, localizada a 121 km a Este de Mérida. Foi um importante centro religioso e cerimonial do período clássico Maia. Entre os seus numerosos edifícios destacam-se: o Observatório, a Pirâmide de Kukulkán, O Templo das Mil Colunas, o Jogo da Bola Maya e o Cenote Sagrado. Tempo livre para dar um mergulho num típico Cenote. Almoço incluído. Chegada e transfer para Cancun ou Riviera Maya.
15º e 16º dia – CANCUN ou RIVIERA MAYA (P, -, -)
Estadia no hotel em regime de tudo incluído na Riviera Maya e regime de alojamento e pequeno-almoço em Cancun. Dias livres para aCtividades de carácter pessoal e para desfrutar da praia e das instalações do hotel.
17º dia – RIVIERA MAYA / CANCUN
PORTUGAL (P, -, -)
Pequeno-almoço no hotel. Transfer ao aeroporto de Cancun e saída em voo regular, com mudança de avião em rota. Noite a bordo.
18º dia – Chegada a PORTUGAL